Por meio da parceria inédita e sólida com sindicatos produtores, que elegem as prioridades do mercado para cada um dos eventos, a Merkator Feiras e Eventos parece que encontrou a fórmula nova que atrai todas as pontas da cadeia calçadista. “Nossos eventos são simples, leves e práticos. Eles têm a função de promover os produtos de nossos expositores e receber com muita cordialidade os lojistas que vêm a procura de lançamentos e de novos fornecedores, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator. A filosofia de unir negócios e lazer remete para a escolha de cidades diferenciadas que dão o toque de charme e de glamour para as suas feiras.
Com o terceiro evento, a empresa amadurece focada no planejamento dos próximos passos a fim de continuar apresentando um trabalho distinto para o mercado. “As nossas feiras conquistaram um espaço importante no calendário do setor e hoje realmente laçam a moda das principais coleções de calçados, diz Roberta Pletsch (foto abaixo), gerente de Mercado, da Merkator.
Consciente da relevância dos eventos, Roberta projeta um crescimento moderado com objetivos específicos para as feiras. “Estamos projetando internacionalizar o SICC, aumentando a presença de importadores com o foco no design e no conforto do calçado brasileiro”, diz ela.
Já Frederico Pletsch enfatiza que em 2015, a Zero Grau vai estar praticamente do tamanho do SICC e mostrando com mais força a coleção da temporada fria. A consolidação destas duas feiras já é uma realidade e “agora vamos em busca do reconhecimento da 40 Graus. Vamos ter o mesmo cuidado com o mix, com a qualidade dos produtos e com a recepção dos varejistas”, sublinha.
A 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios leva às regiões Norte e Nordeste as novidades das principais marcas calçadistas do país. A nova feira nasce pela identificação de um mercado em forte ascensão para o setor. Atualmente, as regiões Norte e Nordeste concentram uma população total de 60.642.415 milhões de habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Juntas, as duas regiões representam populações superiores à da maioria dos países da América Latina, por isso a importância de uma mobilização especial dos fabricantes para estar mais perto dos clientes e entender cada vez melhor a cultura regional”, diz Frederico Pletsch.
O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas(RS), Rogério Müller, destaca a importância da proximidade entre a indústria e o consumidor com o objetivo de atender as demandas e suprir as necessidades de cada mercado. “Com esta feira, a indústria terá uma fotografia mais aproximada dos desejos dos consumidores do norte e nordeste do país”, destaca Müller. Da mesma opinião é Renato Klein, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha – Sindigrejinha (RS). Ele acrescenta que este movimento deve atender plenamente às necessidades do varejo do país. “Cada vez mais o mercado interno cresce e ganha destaque, e esta feira vem auxiliar numa maior aproximação da indústria com os seus clientes”, finaliza Klein.
Feiras realizadas pela Merkator
::: Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC – Lançador da moda primavera/verão em calçados e acessórios, de 27 a 29 de maio de 2013, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado(RS).
::: Zero Grau – Salão de Tendências e Calçados e Acessórios lançador da moda outono/inverno em calçados e acessórios, de 18 a 20 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado(RS).
::: 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, de 04 a 06 de março de 2013, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte