Feira Zero Grau 2015 – Valorização do dólar em relação ao real abre mercado internacional para o calçado brasileiro

Feira Zero Grau 2015 Merkator Feiras e Eventos Foto Dinarci Borges FlashTop Gramado 2015 09

A recente valorização do Dólar em relação ao Real brasileiro e a estabilidade na relação de valores proporcionaram ao calçado brasileiro o retorno ao mercado internacional. A nova realidade foi percebida na quinta edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, realizada entre os dias 16 e 18 de novembro de 2015, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS). Durante os três dias, 150 importadores oriundos de 10 países, conheceram e negociaram as coleções para o Outono Inverno 2016 de 300 expositores.

 

EXPORTAÇÕES
Kelly Lehner, representante da Klub Nico, dos Estados Unidos, disse que a valorização da moeda norte americana deixou mais motivada para a realização de suas compras. “Eu gosto muito de trabalhar com os calçados brasileiros, e a desvalorização do real ajuda bastante para efetuar compras mais baratas”, afirmou a representante. “É a minha primeira vez na Zero Grau. A feira é uma grande oportunidade para o mercado de exportação. Pretendo adquirir variedade de produtos com qualidade ”, relatou o importador Kelvin Nuñez, da Tonu Import, da República Dominicana. Syed Arshad Hussain, da Pro-Active, do Paquistão, que estima ter comprado de 15 a 20 mil pares na feira, comentou que estava feliz por visitar a Feira pois encontrou calçados em diferentes estilos. “Procurei especificamente por produtos femininos mais modernos, e por calçados masculinos mais confortáveis. Realizei boas compras por aqui”, completou. Já Manuel Ferreira, da M. F. Group, de Portugal, ressaltou a perspectiva de gerar novas parcerias com o mercado brasileiro. “Estou desenvolvendo muitos negócios por aqui. Consegui muitas amostas que estou levando para Portugal. Pretendo firmar parcerias com pelo menos cinco ou seis fábricas”, falou.

 

FACILIDADE
“Nunca foi tão fácil trazer importadores para a feira. Houve uma grande procura de representantes de diversas partes do mundo. É bom para o comprador, que firma parcerias com o nosso mercado, e é melhor ainda para as empresas, que encaminham os nossos produtos para fora do Brasil”, comentou Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da Zero Grau. O empresário prevê que haverá uma presença maior no número de importadores na edição 2016 do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que mostrará os lançamentos dos fabricantes brasileiros para a Primavera 2016 Verão 2017.

 

PRÓXIMA EDIÇÃO
A 6ª Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios já tem data confirmada. Será realizada novamente no Centro de Feiras e Eventos do Serra Park, em Gramado (RS), entre os dias 21 e 23 de novembro de 2016.

Foto : Importadores visitam a Sala Vip / Dinarci Borges