Feira Zero Grau 2013 – Sindigrejinha lança cartilha sobre consumo consciente

Luis Coelho coordenador do Programa Caminho Sustentável

O coordenador do Programa Caminho Sustentável – A Opção Consciente, do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Luis Coelho, concedeu na tarde de segunda-feira (18.11.13)  entrevista coletiva aos jornalistas que realizam a cobertura da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, em Gramado / RS. Coelho explicou os objetivos da cartilha desenvolvida pelo programa, que tem como foco a sustentabilidade e o consumo consciente. Após a coletiva o material foi lançado em coquetel para convidados no lounge da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.


Com tiragem de 10 mil exemplares, a cartilha tem como foco os trabalhadores da indústria de calçados de Igrejinha. Além disso, receberão o material as escolas da rede municipal de ensino da cidade, assim como entidades e sindicatos que representam o setor calçadista.

Feira Zero Grau 2013 - Programa Caminho Sustentável lançará cartilha sobre consumo consciente

Impressa em papel reciclado, a cartilha conta com 24 páginas que trazem informações importantes sobre preservação e conscientização ambiental, responsabilidade social e cidadania. Aborda questões relevantes sobre o meio ambiente, traz dicas sobre o consumo sustentável, bem como, ensinamentos para reciclar materiais e dicas para realizar a compostagem de resíduos orgânicos e fazer o plantio de mudas de árvores. Os textos são concisos e objetivos, abordados em uma linguagem que possa abranger públicos de todas as idades e ricamente ilustrados.

 

Para o presidente do Sindigrejinha, Renato Klein, a importância da cartilha está no fato de que os conceitos da sustentabilidade serão levados de forma simples e atrativa a todos os trabalhadores da indústria de calçados de Igrejinha, bem como, aos alunos da rede de ensino municipal, disseminando estes princípios por toda a comunidade. Já Luis Coelho, coordenador do Programa acrescenta que o Caminho Sustentável, através da cartilha, cumpre com os seus objetivos de ampliar o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social, tornando os moradores de Igrejinha cidadãos mais conscientes, melhorando a qualidade de vida na cidade.

 

PROGRAMA – O Programa Caminho Sustentável – A opção consciente é uma filosofia de ação, de gestão e de desenvolvimento sustentável do setor coureiro-calçadista de Igrejinha. A iniciativa envolve a troca de informações, treinamentos, qualificação em meio ambiente e tecnologia. Também são realizados projetos sociais de inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e comunidade geral. São associadas ao Programa Caminho Sustentável as 75 empresas da cadeia produtiva do couro e de calçados filiadas ao Sindigrejinha.

 

 

Feira Zero Grau
::: De 18 a 20 de novembro de 2013, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado /RS.
::: Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios – realização Merkator Feiras e Eventos.

fabio-juchen-dinarci-borges-2013-01
Cobertura da Feira Zero Grau 2013 no Sortimentos.com e Moda Eventos por Fábio Juchen